Reino Unido
Brasil

Manganês - Campo Formoso, BA

LOCALIZACAO E LOGISTICA

A área do processo minerário n° 870.997/2021 ocupa 76,36 Ha e está localizada no município de Campo Formoso, Bahia, próximo a sede municipal.

A cidade mais próxima é a própria Campo Formoso, que dista 7Km, sendo 5,5 km por asfalto de boas condições e 1,5km por estrada de chão batido, também em boas condições. Campo Formoso encontra-se a cerca de 410km de distância de Salvador – BA.

A região de Campo Formoso apresenta ótimas condições de infraestrutura para apoio a um projeto de mineração, pois, além da cidade contar com diferentes opções de hotéis/pousadas, oficinas especializadas, locação de equipamentos pesados e outros aspectos positivos (como bancos e atendimento médico), a cidade vizinha, Senhor do Bonfim, fica a apenas 26km e também compreende opções de atendimento a todas as demandas voltadas a uma operação de pequena mineração.

 

CONTEXTO GEOLOGICO E POTENCIAL MINERAL REGIONAL

O processo minerário visitado está inserido no Lineamento Contendas-Jacobina-Mirante, parte central do Cráton São Francisco. A formação desse lineamento, marcado por um relevo serrano NNE-SSW de 500 km de extensão está ligada à sobreposição tectônica do Cinturão Itabuna-Salvador-Curaçá no Bloco Jequié e ambos sobre o Bloco Gavião.

Tal origem geotectônica gerou uma grande quantidade de eventos deformacionais que modificaram rochas, criaram estruturas geológicas e possibilitaram ocorrências/depósitos minerais bem diversos, trata-se do contexto regional da chamada
“Serra de Jacobina”, sendo assim, todo o terreno geográfico envolto a essa zona de serras apresenta boas condições de fertilidade mineral.

As principais rochas presentes na região visitada e que influenciam na sua geologia são as das Formações Cruz das Almas (composta por meta-filitos, arenitos, quartzitos e xistos) e Missão do Sahy (Metachert, Formação maganesífera, BIFs e filitos).

A extração mineral é comum na região, algumas cidades apresentam mais de 10 décadas em atividades de garimpos e minerações, como ouro e quartzo na cidade de Jacobina, pedras preciosas em Pindobaçu, Cromo e Calcário em Campo Formoso, Manganês em Senhor do Bonfim e Quartzito em Jaguarari. Neste sentido, o entorno da área visitada é marcado pelo alto potencial mineral para diversos tipos de substâncias, como os exemplos descritos a seguir, de grande relevância para as observações técnicas que serão descritas neste relatório.

 

2.1 Ocorrências regionais de manganês

No contexto da serra de Jacobina, o que inclui as proximidades de Campo Formoso e Senhor do Bonfim, a metalogênese do manganês é similar: essa substância foi concentrada em processos hidrotermais através de estruturas de cisalhamento, origem que denota uma característica negativa a qualidade do minério de uma maneira geral: grande frequência de outros metais associados ao manganês, como ferro e cobre, entretanto, dentro de zonas de high strain da camada mineralizada, normalmente é possível observar boudins com manganês maciço de alta pureza.

 

2.2 Ocorrências regionais de ouro e outros metais

Algumas das ocorrências metálicas mais famosas dentro da Serra de Jacobina são as de minério de ouro, as quais, a princípio, são mais frequentes da cidade de Pindobaçu para o sul da serra (sentido Miguel Calmon), onde metaconglomerados e quartzitos alterados por hidrotermalismo hospedam a maior parte das jazidas e garimpos do metal.

O setor norte da Serra de Jacobina, onde está o processo ANM visitado, próximo a Campo Formoso, não apresenta histórico de garimpos e extrações de ouro, todavia o contexto geológico e estruturas observadas em campo permitem a possibilidade de anomalias positivas, já que os mesmos processos geológicos de alterações por fluidos e reconcentração de elementos se deu nas rochas existentes por ali. A existência de depósitos de cromo e ocorrências de cobre a menos de 7km de distância da área, e no mesmo contexto geológico, também corroboram com a hipótese de um potencial regional positivo para outros elementos metálicos na área.

 

2.3 Extração de quartzitos – pedreiras em operação

Nas ultimas 2 décadas a Serra de Jacobina vem sendo amplamente explorada com o objetivo de extração de rochas ornamentais, mais especificamente o quartzito.

Uma das características geológicas mais marcantes das rochas desta serra é a concentração de Fuchsita nos quartzitos e conglomerados das Formações Serra do Córrego, Rio do Ouro e Cruz das Almas, o que denota coloração esverdeada as rochas e maior valor agregado ao material extraído. A topografia local permite depósitos de grande volume para abertura das pedreiras, além da localização centro-norte no estado da Bahia favorecer a logística de escoamento destes materiais para outras regiões, como o Espírito Santo.

O processo ANM visitado contempla rochas desta natureza, que podem apresentar viabilidade para um projeto de extração de quartzitos. As cidades de Jaguarari, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Pindobaçu são exemplos de produtores de blocos e que encontram-se próximos a região avaliada.

 

 

Clique aqui e conheça as Pesquisas Geológicas

 

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESTA OPORTUNIDADE, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

 





Contato

Fale Conosco

Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e responderemos o mais rápido possível!