Reino Unido
Brasil

Magnesita, Talco e Mármore - Brumado, BA

LOCALIZACAO E LOGISTICA

A área do processo minerário n° 870.963/2021 ocupa 182,6 Ha e localiza-se no município de Brumado, Bahia.

O acesso entre a cidade mais próxima (Brumado) e a área visitada se faz por 13km de distância, em estrada de boas condições que se divide entre asfalto (4km) e chão batido de boas condições (9km). Importante destacar que todo o trajeto em estrada de chão se faz sob responsabilidade das empresas IMI FABI e RHI Magnesita, as quais produzem talco e magnesita nas minas existentes na mesma serra do processo ANM visitado.

Brumado encontra-se a cerca de 540km de distância de Salvador-BA. 

 

Infraestrutura Municipal e Local

Brumado apresenta uma ótima infraestrutura na sua sede, suficiente para apoio a projetos de mineração de pequeno a grande portes, conta com hotéis/pousadas, oficinas, restaurantes, bancos, bom atendimento médico, dentre outros aspectos relevantes e positivos.

 

CONTEXTO GEOLOGICO E POTENCIAL MINERAL REGIONAL

Regionalmente, o processo visitado está dentro de um contexto geológico Granito-Greenstone, mais precisamente associado ao Greenstone Belt Brumado (GB Brumado), que localiza-se no setor sul do Boco Gavião, Cráton São Francisco.

O processo ANM 870.963/2021 ocupa 186Ha sobre a chamada Serra das Éguas, principal faixa de rochas metavulcanossedimentares dentre as três existentes na compartimentação do GB Brumado, o que demonstra um potencial prévio interessante devido aos grandes depósitos de Talco e Magnesita existentes nas proximidades.

Também ocorrem na macrorregião rochas graníticas e gnaisses-migmatitos, ambas com menor representatividade nas características do potencial mineral para a área visitada.

Como descrito, o GB Brumado representa a unidade geológica de maior expressão para um potencial metalogenético positivo na área, neste sentido, seguem os principais litotipos das sequências inferior, média e superior exposta na Serra das Éguas, onde está situado o processo ANM visitado.

 

  • Sequência inferior: Derrames ultramáficos komatiíticos, serpentinizados, tremolitizados e talcificados podendo ocorrer estreitos níveis de BIF, sucedidos por derrames máficos toleíticos anfibolitizados e horizontes de calcissilicáticas e xistos felsicos (a bitotia e a granada);

  • Sequência média: Xistos félsicos (metatufos/metapelitos/metavulcânicas), cherts e quartzitos;

  • Sequência superior: Uma sucessão de metassedimentos representada por metacarbonatos, quartzitos e BIFs. É nesta sequência que ocorrem calcários, dolomitos e magnesitas.

 

Clique aqui e conheça as Pesquisas Geológicas

 

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESTA OPORTUNIDADE, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

 





Contato

Fale Conosco

Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e responderemos o mais rápido possível!